Imagem da notícia Pizza - como surgiu a que conhecemos hoje.

Pizza - como surgiu a que conhecemos hoje.


Pizza... Eis uma massa que agrada o paladar de grande parte das pessoas. Com uma origem bem antiga, que remonta os egípcios, a massa foi depois requintada pelos italianos e finalmente chegou ao resto do mundo. Hoje em dia é amplamente consumida no Brasil, que reinventou seus sabores.

Existem várias hipóteses que contam a história dessa massa tão querida, mas, a principal delas, diz que os egípcios, há mais de 6 mil anos atrás, misturavam uma espécie de farinha com água que originava uma massa semelhante as das pizzas atuais. Os gregos também contribuíram com a evolução do prato, a partir de uma massa que misturava farinha de trigo, arroz ou grão de bico. Porém, foram os italianos que passaram a testá-la com diferentes combinações, só que na época, a massa era dobrada, como se fosse um ‘sanduíche’.

A pizza redonda, que é a que comemos hoje em dia, desenvolveu-se em Nápoles a partir de 1700. Ainda assim, era coisa de plebeus. Em 1889, quando os reis visitaram a cidade pela primeira vez, o pizzaiolo Raffaele Esposito preparou duas pizzas especialmente para a família real: uma delas com queijo mozarela, tomate e manjericão (as cores da bandeira da Itália). Um dos motivos pelo qual a pizza é conhecida mundialmente foi o fato de a rainha Margherita ter adorado a pizza criada por Raffaele, que batizou o sabor com o nome da rainha.


NEWSLETTER

Assine o boletim e receba novidades e promoções.

Enviado
Não enviado